• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

QUAL O RISCO DE TER UM CÂNCER ?

Compartilhe ►

O risco de desenvolver câncer varia dependendo de vários fatores, incluindo idade, histórico familiar, estilo de vida e exposição a certos agentes cancerígenos. Embora seja impossível prever com certeza quem desenvolverá câncer, existem alguns fatores de risco conhecidos que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da doença. Esses fatores incluem:

  1. Idade: O risco de câncer aumenta com a idade. Muitos tipos de câncer são mais comuns em pessoas mais velhas.
  2. Histórico familiar: Algumas formas de câncer têm uma tendência a ocorrer em famílias. Se você tem parentes de primeiro grau (pais, irmãos, filhos) que tiveram câncer, seu risco pode ser maior.
  3. Exposição a agentes cancerígenos: A exposição prolongada a substâncias ou radiações cancerígenas, como tabagismo, radiação ultravioleta do sol, produtos químicos tóxicos e certos vírus, pode aumentar o risco de câncer.
  4. Estilo de vida: Fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta pouco saudável, obesidade e falta de atividade física, estão associados a um maior risco de câncer.

É importante lembrar que a presença de fatores de risco não significa necessariamente que alguém desenvolverá câncer. Por outro lado, muitos casos de câncer ocorrem em pessoas que não possuem fatores de risco conhecidos. Manter um estilo de vida saudável, fazer exames médicos regulares e adotar medidas de prevenção recomendadas, como evitar o tabagismo e limitar a exposição a agentes cancerígenos, pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Se você tiver preocupações específicas sobre o seu risco pessoal, é importante consultar um médico, que poderá avaliar seu histórico de saúde e orientar sobre as medidas adequadas de prevenção.