A metástase é o processo pelo qual as células cancerosas se espalham a partir do tumor primário para outras partes do corpo. Esse é um estágio avançado do câncer e geralmente indica uma progressão da doença.
O processo de metástase envolve várias etapas:
- Invasão local: As células cancerosas se desprendem do tumor primário e invadem os tecidos circundantes. Elas podem penetrar na parede dos vasos sanguíneos ou linfáticos próximos.
- Entrada na corrente sanguínea ou linfática: Uma vez que as células cancerosas tenham invadido os vasos sanguíneos ou linfáticos, elas podem ser transportadas para outras partes do corpo. As células cancerosas podem se desprender em grupos (chamados de embolos) ou individualmente.
- Circulação: As células cancerosas circulam pelo sistema sanguíneo ou linfático. No caso do sistema sanguíneo, elas podem ser levadas para diferentes partes do corpo, enquanto no sistema linfático, geralmente se espalham para os gânglios linfáticos próximos primeiro.
- Estabelecimento em um novo local: Quando as células cancerosas chegam a um novo local, elas devem ser capazes de sair dos vasos sanguíneos ou linfáticos e invadir os tecidos adjacentes. Isso ocorre quando elas se prendem às paredes dos vasos sanguíneos ou linfáticos e penetram nos tecidos circundantes.
- Crescimento e formação de um novo tumor: Uma vez que as células cancerosas tenham invadido os tecidos em um novo local, elas começam a se multiplicar e crescer, formando um novo tumor secundário ou metastático.
A metástase pode ocorrer em vários órgãos e tecidos do corpo, mas os locais mais comuns para a disseminação do câncer são os pulmões, o fígado, os ossos e o cérebro. No entanto, o padrão de metástase depende do tipo de câncer. Alguns tipos de câncer têm maior propensão para se espalhar para certos órgãos.
É importante ressaltar que nem todas as células cancerosas que entram na corrente sanguínea ou linfática são capazes de formar novos tumores. A maioria delas é destruída pelo sistema imunológico do corpo ou não encontra um ambiente propício para se desenvolver. No entanto, algumas células cancerosas podem se adaptar e sobreviver, resultando em metástases.