• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Cirurgia de Tumor Cerebral – como é feita?

Compartilhe ►

A cirurgia de tumor cerebral é um procedimento realizado por neurocirurgiões para remover tumores no cérebro. Antes do procedimento, é realizada uma série de exames para identificar a localização e o tamanho do tumor, bem como avaliar o estado de saúde do paciente. Durante a cirurgia, o paciente é colocado sob anestesia geral e uma abertura no crânio é feita para permitir acesso ao cérebro.

Uma vez que o cérebro é exposto, o neurocirurgião usa microscópios e instrumentos especiais para remover o tumor. O objetivo é remover o tumor completamente, sem danificar áreas importantes do cérebro que controlam funções vitais, como a fala e o movimento. Em alguns casos, pode ser necessário interromper temporariamente a função cerebral para remover o tumor com segurança. Isso é feito por meio de técnicas de monitoramento neurofisiológico intraoperatório, que permitem a identificação de áreas cerebrais funcionais.

Após a remoção do tumor, a área é cuidadosamente fechada e o crânio é fixado novamente no lugar. Em alguns casos, um dreno é colocado para ajudar a remover qualquer excesso de líquido que possa se acumular no cérebro após a cirurgia. O paciente é então levado para a sala de recuperação, onde a equipe médica monitora sua recuperação e fornece medicação para controlar a dor e evitar infecções.

Após a cirurgia, é importante que o paciente siga cuidadosamente as instruções do neurocirurgião para evitar complicações. Isso pode incluir descansar bastante, tomar medicamentos prescritos, fazer exames de acompanhamento e seguir uma dieta específica. Dependendo do tipo e da localização do tumor, pode ser necessário fazer sessões de radioterapia ou quimioterapia após a cirurgia para ajudar a prevenir a recorrência do tumor.